O que é psicoterapia?
A PSICOTERAPIA visa à compreensão do ser humano e de seu modo de existir no mundo. É um processo centrado em ajudar você a aprender maneiras mais construtivas de lidar com os problemas ou questões dentro da sua vida. Esse é um procedimento que dever ser conduzido por um psicólogo (VER Resolução do CRP). Profissional esse que está apto a escutar e oferecer suporte a quem procura. Em sua formação estudou e estuda a mente humana, identificando os problemas relacionados ao comportamento. Com objetivo de diminuir ou até mesmo cessar estes encalces para que o paciente possa ter uma vida melhor (qualidade nos relacionamentos familiares e sociais em geral).
O acompanhamento constitui-se de sessões, envolvendo, estudo do comportamento humano bem como o desenvolvimento de recursos metodológicos clínicos que favorecem ao equilíbrio bio-psico-social do indivíduo.
Dessa forma, a psicoterapia oferece uma oportunidade de compreender e mudar os padrões de relacionamento interpessoal. Através da interação com o psicoterapeuta, o paciente pode olhar para si mesmo e para as próprias dificuldades num ambiente seguro e acolhedor, isso se dá através do aprofundamento de sua autopercepção e, por conseqüência, a compreensão de seu próprio funcionamento e dos fatos de sua vida.
Tudo feito sob absoluto sigilo. O psicólogo deve garantir ao cliente que, tudo o que lhe é dito é confidencial, respeitando o código de ética.
Quando procurar um psicólogo?
Uma pessoa pode procurar um psicólogo/psicoterapeuta quando está vivenciando alguma forma de sofrimento ou buscando tratamento para algum sintoma, outros chegam à terapia em busca de autoconhecimento e de desenvolvimento pessoal.
- Dificuldade em se relacionar com as pessoas;
- Separação ou divórcio conflituoso;
- Episódios de choro, sentimento de angústia, tristeza profunda;
- Apatia, falta de motivação;
- Em caso de luto, perdas;
- Alteração importante no sono;
- Acometimento de alguma doença crônica onde será necessário adaptação a novos hábitos;
- Dificuldade para lidar com alguma intervenção cirúrgica ou hospitalização;
- Aparecimento de doenças ou sintomas com frequencia;
- Quando vítima de maus-tratos, abuso físico, sexual e/ou psicológico;
- Dificuldade em compreender e lidar com as próprias emoções;
- Em caso de agressividade consigo mesmo ou outra pessoa;
- Sentimento de medo constante;
- Distúrbios alimentares;
- Insegurança e auto-estima rebaixada;
- Dependência química e alcoolismo;
- Sentimento ou situação em que não saiba como lidar;
- Necessidade de elevar o auto-conhecimento.